A perda de memória pode ser proveniente do processo natural de envelhecimento ou provocada por condições neurodegenerativas. No entanto, para evitar que isso aconteça, uma boa solução é recorrer a exercícios de memória e concentração, que estimulem e mantenham o cérebro ativo.
Alguns exercícios simples que servem para aumentar a capacidade de memória incluem:
- Praticar jogos como sudoku, jogo das diferenças, caça palavras, dominó, palavras cruzadas ou montar um quebra-cabeças;
- Ler um livro ou assistir um filme e depois contar para alguém;
- Fazer uma lista de compras, mas evitar utilizá-la durante as compras e depois conferir se comprou tudo que estava anotado;
- Desenhar e pintar: criar o hábito de desenhar e pintar, colorindo ilustrações, por exemplo, vai ajudar a melhorar a memória e a concentração, além de relaxar a mente.
- Faça cálculos mentais simples. Resolva operações matemáticas simples o mais rápido possível. Enquanto caminha ou faz seu percurso de ônibus. Some, diminua, multiplique e divida os números que aparecerem em seu trajeto. Faça isso com placas, cartazes, anúncios.
- Mudar o percurso que faz diariamente, pois a quebrar a rotina estimula o cérebro a pensar;
- Comer comidas diferentes para estimular o paladar e tentar identificar os ingredientes.
- Fazer atividades físicas como caminhada ou outros esportes;
- Fazer atividades que precisem de memorização como teatro ou dança;
- Usar a mão não dominante. Por exemplo, se a mão dominante for a direita, deve-se tentar usar a mão esquerda para tarefas simples;
- Encontrar com amigos e familiares, pois a socialização estimula o cérebro.
Além disso, aprender coisas novas como tocar um instrumento, estudar novas línguas, fazer um curso de pintura ou jardinagem, por exemplo, são outras atividades que podem ser feitas no dia a dia e que ajudam a manter o cérebro ativo e criativo, melhorando a memória e a capacidade de concentração.
Agora que você já sabe o que é bom para a memória e a concentração, basta praticar os exercícios com os quais mais se identifica e inseri-los no seu cotidiano. Que tal começar hoje?